TRANSPARENCIA

  • Precisamos ter "Transparencia"

    em todas as ações, delegação de funções, nomeações, etc.
    Todos devem acompanhar nossos atos e normatizações.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para Refletir

HISTÓRIA DO ESCOTISMO NO BRASIL

     "A primeira notícia divulgada no Brasil sobre o Escotismo foi uma ampla reportagem, com cobertura fotográfica, apresentada no nº 13 da revista Ilustração Brasileira, em dezembro de 1909.
    A matéria era assinada pelo Tenente Eduardo Henrique Weaver que se encontrava na Inglaterra juntamente com numeroso contingente de Oficiais e Praças da Marinha do Brasil. Pertenciam às tripulações dos Encouraçados, Cruzadores e Contratorpedeiros que iriam constituir a grande Esquadra Brasileira que chegaria ao Brasil em 1910.
    Como naquela época surgia na Inglaterra o Escotismo, muitos militares da Marinha, interessados com a educação dos jovens, procuraram conhecer o novo Método Educacional. Alguns deles que estavam acompanhados da família, inscreveram seus filhos no Scouting for Boys. O artigo escrito pelo Tenente Weaver citava : "Que a idéia frutifique em nossa pátria. Um pouco de boa vontade, esforcemo-nos". Alguns dos Suboficiais embarcados nos navios da Esquadra, na viagem de volta ao Brasil, trouxeram consigo uniformes dos Boy Scouts ingleses e ao chegarem ao Rio de Janeiro, tomaram as providências iniciais para a organização do primeiro Grupo de Boy Scouts Brasileiros.
    Como na época não havia tradução para o termo Scout, o Tenente Weaver usou em seu artigo : "A arte de Escrutar significa sondar, examinar a fundo os corações, a consciência, pressentir, fazer o possível para entrar no perfeito conhecimento das coisas; procurar descobrir o que é oculto, encoberto; investigar, indagar". No dia 14 de Junho de 1910, na casa nº 15 da rua Chichorro, no Catumbi, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundado o "Centro de Boys Scouts do Brasil". O Grupo Escoteiro, por diversas razões, teve vida efêmera e em 1914 já não se tinha notícia do seu funcionamento.
    Outros brasileiros que se encontravam na Europa no período de 1910 a 1913 tomaram conhecimento do Escotismo e procuraram implantá-lo no Brasil de maneira sistemática. A Sra. Jerônima Mesquita, em Paris, por conta própria, mandara imprimir milhares de folhetos de propaganda dos trabalhos de Baden-Powell e os remeteu para São Paulo ao Dr. Ascânio Cerqueira, a quem concitava para ali fundar um Grupo Escoteiro.
    A idéia se consolidou no dia 29 de Novembro de 1914 com a fundação da Associação Brasileira de Escoteiros, ABE, na cidade de São Paulo. Esta então conseguiu alcançar outros Estados, tendo sido reconhecida de Utilidade Pública em 1917, quando recebeu o apoio de Olavo Bilac, grande incentivador do Escotismo e batalhador por mais civismo no país. Entretanto a ABE não conseguira congregar todo o Movimento Escoteiro, que passou a ser praticado em muitas unidades da Federação. Em 1924 não mais tinha expressão.
    O Escotismo foi, de 1910 a 1924, praticado à semelhança de "uma colcha de retalhos", sem unidade de ação. Em Janeiro de 1921, na seção escoteira da revista infantil "O Tico-Tico" assinada pelo Velho Lobo, Benjamim Sodré, que anos mais tarde foi promovido a Almirante, lançou a idéia da unificação do Escotismo Brasileiro. Na conclusão de seu artigo, Benjamim Sodré escreveu : "Isso viria resolver o nosso caso. Nenhuma associação seria mais do que a outra, todas estariam no mesmo pé de igualdade, e, suprema ventura, alguém poderia falar pelos Escoteiros do Brasil, que já são muitos mas que devem conservar-se mudos e desconhecidos porque são desunidos". Benjamim Sodré, a partir de Setembro de 1924, através de carta ou em contato pessoal, passou a renovar o apelo para a união das Associações Escoteiras.
    À exceção da Associação Brasileira de Escotismo de São Paulo, houve a adesão de todas elas, com seus representantes se reunindo no Clube Naval, Rio de Janeiro, onde, em 4 de Novembro de 1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil. As Associações presentes foram: Associação dos Escoteiros do Brasil; Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar; Comissão Central do Escotismo e Associação de Escoteiros Fluminense. A UEB foi reconhecida de Utilidade Pública em 1927 e hoje em dia encontra-se no pleno exercício da sua função privativa de dirigir o Escotismo no Brasil, contando com representantes em todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal."

Hoje, em uma rapida pesquisa ne Internet, encontrei

AEBP  -http://aebpnoticias.blogspot.com.br/ 

clube do Escoteiro - http://clubedoescoteiropetropolitano.arteblog.com.br/10508/A-PROMESSA-DE-ESCOTEIRO/

Assossiação dos Escoteiros do Mar - http://aemar-df.blogspot.com.br/

Associação Ronaldo Dutra - http://www.ronaldodutra.copiatelli.com.br/site/

Escoteiros Independentes do Brasil - http://escoteirosindependentes.org.br/

Escoteiros Florestais -

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Agora entendi o porque...

Solicitei autorização para reformar essa sala, com meus recursos, e transformar numa loja Escoteira mas a resposta que recebi e que a construção deveria ser demolida por estar proximo ao lago mas agora foi reformada e vai virar almoxarifado.

Solicitei autorização para reformar essa sala, com meus recursos, e transformar numa Sala da Memoria Escoteira mas a resposta que recebi e que a construção deveria ser demolida por estar proximo ao lago mas agora foi reformada e vai ser a Garagem do Trator.

Entrada da cozinha onde estavam pintado as telhas por dentro para parecerem novas.
Durante muito tempo não conseguimos fazer nada no Campo Escola Jaragua, pois não tinhamos recursos. Em algumas Assembleias lançamos campanhas para ajudar e fiz varios pedidos para nosso Mutirão que funcionou com doações de materiais e mão de obra de alguns chefes pois a Região não tinha verba para aplicar no nosso Campo escola....mas agora parece um canteiro de obras e ate estava contente pois o Campo é nosso, agora vi que não.
Em Outubro, vai acontecer o Encontro Nacional de Formadores no Campo Escola Jaragua.............

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Agradecimento pela participação no Jamboree

Prezados Sandra, Celso e Vicente:

Passado o Jamboree, e após alguns dias de férias, gostaria de agradecer por todo apoio que vocês dedicaram ao evento e, em particular, pelo excelente trabalho na chefia do Subcampo Yanomami.

Contar com a capacidade e dedicação de vocês na condução do subcampo, inclusive nas situações que necessitavam de ajustes e adaptações, foi de extrema importância para garantir o sucesso do programa e do Jamboree.

Muito, mas muito obrigado mesmo, pelo carinho e amizade! O Movimento Escoteiro pode ter orgulho de contar com pessoas como vocês, e eu lhes serei sempre grato pelo efetivo apoio que deram à nossa coordenação de programa.

Um grande abraço!

Luiz Cesar

assinatura_luizcesar

ASSEMBLEIAS.....

ASSEMBLEIAS.....
muitos Grupos não enviam seus delegados para participar pois os custos são altos.
A participação nas Assembleia é muito importante e os Grupos precisam saber que NÃO EXISTE TAXAS DE INSCRIÇÃO para participar da Assembleia. O que pagamos são taxas para receber distintivo, relatorio, pasta, caneta e participar das oficinas e Jantar Festivo. Os delegados podem participar da Assembleia e exercer seu direito de VOZ E VOTO, mesmo não pagando inscrição POIS AS ASSEMBLEIAS SÃO ABERTAS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
Outro detalhe que influencia na ida as Assembleias são os custos de alimentação e hospedagem pois elas duram dois dias. Tambem não é obrigatorio a participação nos dois dias da Assembleia. Normalmente, no sabado acontece a abertura solene e a apresentação de alguns relatorios alem do Jantar Festivo e Reunião de Giwell. No domingo acontecem as votações e a participação é muito importante.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

REUNIÃO PARA LANÇAMENTO OFICIAL DE NOSSA CAMPANHA A DIREÇÃO REGIONAL NA REGIÃO DE TAUBATÉ

CONVIDAMOS OS DIRIGENTES, ESCOTISTAS, ASSISTENTES, PIONEIROS E DEMAIS INTERESSADOS DOS GRUPOS:

GE Taubaté
GE Aldo Quiorato
GE Brasil
GE Aviação do Exercito
GE Amizade
GE Trapista
GE Caçapava
TSA Abaetê

Grupo Campos do Jordão
Grupo de Pindamonhangaba
Grupos do fundo do vale
Grupos de São José dos Campos
 

LOCAL:

G.E. TAUBATE - parque municipal Jardim das Nações, à Rua Espanha, sn, no Jardim das Nações, em Taubaté.
DIA 15 DE SETEMBRO ÀS 18 HORAS.


SUA PRESENÇA SERA BEM VINDA.


Irmãos de Ideal,

Meu nome é Vicente Vasconcellos, sou funcionário Publico, casado, resido em Guarulhos. Sou Escoteiro desde 1977 e tenho o Escotismo como um Ideal de vida juntamente com minha família. Em toda a minha Vida Escoteira, participei de 4 Grupos Escoteiro: G.E. Don Orione no RJ, o G.E. Guaru e G.E. Lis de Ouro em Guarulhos, me desliguei do G.E. Guaru em 2004 para fundar o Lis de Ouro e em 2010 reassumimos o Guaru. Simultaneamente fui Vice Presidente do G.E. Jaçanã.
Minha intenção é promover uma maior aproximação com os Grupos Escoteiros tentando entender as necessidades, afinal temos que inverter a pirâmide e olhar com mais carinho para quem realmente faz o Movimento Escoteiro, que são vocês chefes de tropa, diretores de grupo, assistentes de seções, enfim todos os que estão todos os sábados e/ou domingos trabalhando com nossos jovens e dedicando horas a fio para contribuir para um escotismo cada vez melhor.
Aproveito a oportunidade para convidar a todos para um encontro que acontecera no dia 15 de setembro na sede do G.E. Taubaté, as 18 horas. O motivo deste encontro é para o lançamento oficial da minha candidatura a presidência da UEB-SP e para que eu possa desenvolver um bom trabalho, gostaria de estreitar o relacionamento entre UEB-SP, áreas, distritos e principalmente as Unidades Locais, nesta reunião gostaria de alinhar certos temas tais como:
_ Reorganização das Areas e Distritos;
- Campo Escola;
- Situação Financeira da UEB / SP;
- Gestão de Adultos;
- Loja Escoteira;
- Demais assuntos sugeridos pelas UELs.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSIVEL
VICENTE VASCONCELLOS




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Topicos importantes

todos os dias vou estar postando os topicos mais comentados em nosso Grupo de Discução:
http://www.facebook.com/groups/458121120889174/

segunda-feira, 13 de agosto de 2012