TRANSPARENCIA
Precisamos ter "Transparencia"
em todas as ações, delegação de funções, nomeações, etc.Todos devem acompanhar nossos atos e normatizações.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Para Refletir
HISTÓRIA DO ESCOTISMO NO BRASIL
"A
primeira notícia divulgada no Brasil sobre o Escotismo foi uma ampla reportagem,
com cobertura fotográfica, apresentada no nº 13 da revista Ilustração
Brasileira, em dezembro de 1909.
A matéria era assinada pelo Tenente Eduardo Henrique Weaver que se encontrava na
Inglaterra juntamente com numeroso contingente de Oficiais e Praças da Marinha
do Brasil. Pertenciam às tripulações dos Encouraçados, Cruzadores e
Contratorpedeiros que iriam constituir a grande Esquadra Brasileira que chegaria
ao Brasil em 1910.
Como naquela época surgia na Inglaterra o
Escotismo, muitos militares da Marinha, interessados com a educação dos jovens,
procuraram conhecer o novo Método Educacional. Alguns deles que estavam
acompanhados da família, inscreveram seus filhos no Scouting for Boys. O
artigo escrito pelo Tenente Weaver citava : "Que a idéia frutifique em nossa
pátria. Um pouco de boa vontade, esforcemo-nos". Alguns dos Suboficiais
embarcados nos navios da Esquadra, na viagem de volta ao Brasil, trouxeram
consigo uniformes dos Boy Scouts ingleses e ao chegarem ao Rio de
Janeiro, tomaram as providências iniciais para a organização do primeiro Grupo
de Boy Scouts Brasileiros.
Como na época não havia tradução para o termo
Scout, o Tenente Weaver usou em seu artigo : "A arte de Escrutar
significa sondar, examinar a fundo os corações, a consciência, pressentir, fazer
o possível para entrar no perfeito conhecimento das coisas; procurar descobrir o
que é oculto, encoberto; investigar, indagar". No dia 14 de Junho de 1910,
na casa nº 15 da rua Chichorro, no Catumbi, na cidade do Rio de Janeiro, foi
fundado o "Centro de Boys Scouts do Brasil". O Grupo Escoteiro, por diversas
razões, teve vida efêmera e em 1914 já não se tinha notícia do seu
funcionamento.
Outros brasileiros que se encontravam na Europa
no período de 1910 a 1913 tomaram conhecimento do Escotismo e procuraram
implantá-lo no Brasil de maneira sistemática. A Sra. Jerônima Mesquita, em
Paris, por conta própria, mandara imprimir milhares de folhetos de propaganda
dos trabalhos de Baden-Powell e os remeteu para São Paulo ao Dr. Ascânio
Cerqueira, a quem concitava para ali fundar um Grupo Escoteiro.
A idéia se consolidou no dia 29 de Novembro de
1914 com a fundação da Associação Brasileira de Escoteiros, ABE, na cidade de
São Paulo. Esta então conseguiu alcançar outros Estados, tendo sido reconhecida
de Utilidade Pública em 1917, quando recebeu o apoio de Olavo Bilac, grande
incentivador do Escotismo e batalhador por mais civismo no país. Entretanto a
ABE não conseguira congregar todo o Movimento Escoteiro, que passou a ser
praticado em muitas unidades da Federação. Em 1924 não mais tinha expressão.
O Escotismo foi, de 1910 a 1924, praticado à
semelhança de "uma colcha de retalhos", sem unidade de ação. Em Janeiro de 1921,
na seção escoteira da revista infantil "O Tico-Tico" assinada pelo Velho Lobo,
Benjamim Sodré, que anos mais tarde foi promovido a Almirante, lançou a idéia da
unificação do Escotismo Brasileiro. Na conclusão de seu artigo, Benjamim Sodré
escreveu : "Isso viria resolver o nosso caso. Nenhuma associação seria mais
do que a outra, todas estariam no mesmo pé de igualdade, e, suprema ventura,
alguém poderia falar pelos Escoteiros do Brasil, que já são muitos mas que devem
conservar-se mudos e desconhecidos porque são desunidos". Benjamim Sodré, a
partir de Setembro de 1924, através de carta ou em contato pessoal, passou a
renovar o apelo para a união das Associações Escoteiras.
À exceção da Associação Brasileira de Escotismo
de São Paulo, houve a adesão de todas elas, com seus representantes se reunindo
no Clube Naval, Rio de Janeiro, onde, em 4 de Novembro de 1924, foi fundada a
União dos Escoteiros do Brasil. As Associações presentes foram: Associação dos
Escoteiros do Brasil; Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar; Comissão
Central do Escotismo e Associação de Escoteiros Fluminense. A UEB foi
reconhecida de Utilidade Pública em 1927 e hoje em dia encontra-se no pleno
exercício da sua função privativa de dirigir o Escotismo no Brasil, contando com
representantes em todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal."
Hoje, em uma rapida pesquisa ne Internet, encontrei
AEBP -http://aebpnoticias.blogspot.com.br/
clube do Escoteiro - http://clubedoescoteiropetropolitano.arteblog.com.br/10508/A-PROMESSA-DE-ESCOTEIRO/
Assossiação dos Escoteiros do Mar - http://aemar-df.blogspot.com.br/
Associação Ronaldo Dutra - http://www.ronaldodutra.copiatelli.com.br/site/
Escoteiros Independentes do Brasil - http://escoteirosindependentes.org.br/
Escoteiros Florestais -
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Agora entendi o porque...
| Entrada da cozinha onde estavam pintado as telhas por dentro para parecerem novas. |
Em Outubro, vai acontecer o Encontro Nacional de Formadores no Campo Escola Jaragua.............
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Agradecimento pela participação no Jamboree
Prezados Sandra, Celso e Vicente:
Passado
o Jamboree, e após alguns dias de férias, gostaria de agradecer por
todo apoio que vocês dedicaram ao evento e, em particular, pelo
excelente trabalho na chefia do Subcampo Yanomami.
Contar
com a capacidade e dedicação de vocês na condução do subcampo,
inclusive nas situações que necessitavam de ajustes e adaptações, foi de
extrema importância para garantir o sucesso do programa e do Jamboree.
Muito,
mas muito obrigado mesmo, pelo carinho e amizade! O Movimento Escoteiro
pode ter orgulho de contar com pessoas como vocês, e eu lhes serei
sempre grato pelo efetivo apoio que deram à nossa coordenação de
programa.
Um grande abraço!
Luiz Cesar
ASSEMBLEIAS.....
ASSEMBLEIAS.....
muitos Grupos não enviam seus delegados para participar pois os custos são altos.
A participação nas Assembleia é muito importante e os Grupos precisam
saber que NÃO EXISTE TAXAS DE INSCRIÇÃO para participar da Assembleia. O
que pagamos são taxas para receber distintivo, relatorio, pasta, caneta
e participar das oficinas e Jantar Festivo. Os delegados podem
participar da Assembleia e exercer seu direito de VOZ E VOTO, mesmo não
pagando inscrição POIS AS ASSEMBLEIAS SÃO ABERTAS A PARTICIPAÇÃO DE
TODOS.
Outro detalhe que influencia na ida as Assembleias são os
custos de alimentação e hospedagem pois elas duram dois dias. Tambem não
é obrigatorio a participação nos dois dias da Assembleia. Normalmente,
no sabado acontece a abertura solene e a apresentação de alguns
relatorios alem do Jantar Festivo e Reunião de Giwell. No domingo
acontecem as votações e a participação é muito importante.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
REUNIÃO PARA LANÇAMENTO OFICIAL DE NOSSA CAMPANHA A DIREÇÃO REGIONAL NA REGIÃO DE TAUBATÉ
CONVIDAMOS OS DIRIGENTES, ESCOTISTAS, ASSISTENTES,
PIONEIROS E DEMAIS INTERESSADOS DOS GRUPOS:
GE Taubaté
GE Aldo Quiorato
GE Brasil
GE Aviação do Exercito
GE Amizade
GE Trapista
GE Caçapava
TSA Abaetê
Grupo Campos do Jordão
Grupo de Pindamonhangaba
Grupos do fundo do vale
Grupos de São José dos Campos
LOCAL:
G.E. TAUBATE - parque municipal Jardim das Nações, à Rua Espanha, sn, no Jardim das Nações, em Taubaté.
SUA PRESENÇA SERA BEM VINDA.
Meu nome é Vicente Vasconcellos, sou funcionário Publico, casado, resido em Guarulhos. Sou Escoteiro desde 1977 e tenho o Escotismo como um Ideal de vida juntamente com minha família. Em toda a minha Vida Escoteira, participei de 4 Grupos Escoteiro: G.E. Don Orione no RJ, o G.E. Guaru e G.E. Lis de Ouro em Guarulhos, me desliguei do G.E. Guaru em 2004 para fundar o Lis de Ouro e em 2010 reassumimos o Guaru. Simultaneamente fui Vice Presidente do G.E. Jaçanã.
GE Taubaté
GE Aldo Quiorato
GE Brasil
GE Aviação do Exercito
GE Amizade
GE Trapista
GE Caçapava
TSA Abaetê
Grupo Campos do Jordão
Grupo de Pindamonhangaba
Grupos do fundo do vale
Grupos de São José dos Campos
LOCAL:
G.E. TAUBATE - parque municipal Jardim das Nações, à Rua Espanha, sn, no Jardim das Nações, em Taubaté.
DIA 15 DE SETEMBRO ÀS 18 HORAS.
SUA PRESENÇA SERA BEM VINDA.
Irmãos de Ideal,
Meu nome é Vicente Vasconcellos, sou funcionário Publico, casado, resido em Guarulhos. Sou Escoteiro desde 1977 e tenho o Escotismo como um Ideal de vida juntamente com minha família. Em toda a minha Vida Escoteira, participei de 4 Grupos Escoteiro: G.E. Don Orione no RJ, o G.E. Guaru e G.E. Lis de Ouro em Guarulhos, me desliguei do G.E. Guaru em 2004 para fundar o Lis de Ouro e em 2010 reassumimos o Guaru. Simultaneamente fui Vice Presidente do G.E. Jaçanã.
Minha intenção é promover uma
maior aproximação com os Grupos Escoteiros tentando entender as necessidades,
afinal temos que inverter a pirâmide e olhar com mais carinho para quem
realmente faz o Movimento Escoteiro, que são vocês chefes de tropa,
diretores de grupo, assistentes de seções, enfim todos os que estão
todos os sábados e/ou domingos trabalhando com nossos jovens e dedicando
horas a fio para contribuir para um escotismo cada vez melhor.
Aproveito a oportunidade para
convidar a todos para um encontro que acontecera no dia 15 de setembro na sede do G.E. Taubaté, as 18 horas. O
motivo deste encontro é para o lançamento oficial da minha candidatura a
presidência da UEB-SP e para que eu possa desenvolver um bom trabalho, gostaria
de estreitar o relacionamento entre UEB-SP, áreas, distritos e principalmente
as Unidades Locais, nesta reunião gostaria de alinhar certos temas tais como:
_ Reorganização das Areas e Distritos;
- Campo Escola;
- Situação Financeira da UEB / SP;
- Situação Financeira da UEB / SP;
- Gestão de Adultos;
- Loja Escoteira;
- Demais assuntos sugeridos pelas UELs.
- Demais assuntos sugeridos pelas UELs.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSIVEL
VICENTE VASCONCELLOS
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Topicos importantes
todos os dias vou estar postando os topicos mais comentados em nosso Grupo de Discução:
http://www.facebook.com/groups/458121120889174/
http://www.facebook.com/groups/458121120889174/
Assinar:
Postagens (Atom)